1. Cada dupla irá elaborar uma pergunta sobre o texto: "Esquece" de Marcelino Freire;
2. A dupla deve resolver a sua pergunta, mas, inicialmente, não irá postá-la;
3. A questão pode ser feita relacionando o texto com a imagem observada nas aulas;
4. A questão elaborada deve ser registrada no caderno e no blog;
5. Depois de digitarem a pergunta no blog, todas as duplas deverão escolher uma questão para responder. ATENÇÃO: não responda uma pergunta que já foi resolvida. (= TAREFA PARA 01/06)
6. Lembrem-se de fazer perguntas DESAFIADORAS e de colocar o nome dos integrantes!
IMAGEM
LINK DO TEXTO
BOM TRABALHO!! ;)
Mariana Xavier 1B
ResponderExcluirNicolle Elster 1B
O texto cita alguns problemas da sociedade. Quais são eles ? Porque ele pensa desta maneira?
Os problemas citados no texto são em maior parte relacionados a desigualdade social, falta de oportunidade e violação do "correto" perante a sociedade. O autor provavelmente pensa dessa maneira, pois conhece as diferentes realidades e oportunidades em nosso país.
ExcluirMariana Xavier 1B
ExcluirNicolle Elster 1B
O comentário está correto, parabéns ❣️
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirDupla:Matheus de Souza1°B//Pedro Jean1°B
ResponderExcluirQuestão:
De acordo com a ideia de violência do texto, por qual motivo e como ela acontece? Explique e cite um trecho que indique o motivo.
Nicoly Faichel 1C
ExcluirA violência é um dos temas principais e o autor representa ela no texto principalmente por explicitar diversas situações que mostram desigualdade social,racial... e não se falar tanto sobre tais assuntos
Alunos:
ResponderExcluirRaphael Santovito Gondra 1C
Patrick Polcaro 1B
Pergunta:
No texto de Marcelino Freire é possível de se perceber que o autor deixa claro a ausência de vírgulas. Visto isso, como ficaria o trecho: "Violência é a gente ficar com a mão levantada cabeça baixa em frente à multidão e depois entrar no camburão roxo de humilhação e pancada e chegar na delegacia e o cara puxar a nossa ficha corrida e dizer que vai acabar outra vez com a nossa vida" com a pontuação correta? E por que o autor utiliza esta forma de escrita?
Larissa Bittencourt Abade 1°B
ExcluirCom a pontuação correta, o texto ficaria dessa maneira:
"Violência é a gente ficar com a mão levantada, cabeça baixa, em frente à multidão, e depois, entrar no camburão roxo de humilhação e pancada, e chegar na delegacia, e o cara puxar a nossa ficha corrida, e dizer que vai acabar outra vez com a nossa vida."
O autor escolhe não fazer uso da pontuação correta em seu texto, para dar ao leitor a impressão e sensação de acontecimentos e sentimentos "corridos", ou seja. impressão de sequência, uma imediata reação através de outra ação.
Nicoly Faichel 1C Laura Quental No trecho "...ligar a televisão e vê aquela mesma discussão ladrão que rouba ladrão..." que se encontra no sexto parágrafo.A quais ladrões que o autor se refere?
ResponderExcluirMariana Xavier 1B
ExcluirNicolle Elster 1B
Ao ladrão que rouba para sobreviver, que rouba de quem rouba da população.
o ladrão que ele se refere pode ser policiais, políticos, bancários, entre outros tipos de pessoas que tem papéis de "pessoas do bem" na sociedade
ExcluirNicoly 1C
ExcluirA resposta que eu construí para minha pergunta foi: No primeiro paragrafo "...de ver a cara do palhaço..." nesse trecho,fica subentendido que, o "palhaço" seria o mesmo sujeito em que se diz a primeira vez "ladrão" no trecho da pergunta entendendo assim que, o dono do "carrão" e do "rolex" é tão corrupto quanto ele,o personagem principal e narrador, que está roubando, a unica diferença é que, o dono do carro não foi/será preso, mostrando assim que não se tem igualdade judicial,racial,social no Brasil.
A reposta da Nicolle e da Mariana achei uma boa resposta, só pouco confusa,acho que vocês poderiam ter explicado mais.
A resposta do Patrick achei boa porque responde ao "ladrão" que fica subentendido porem, você deveria ter explicado também do personagem principal do texto o qual rouba o homem que está no carro
Jéssica Adriani 1°ano A e Maykon Reis 1°ano A
ResponderExcluirO texto "Esquece" escrito por Marcelino Freire nós faz refletir sobre varios aspectos sobre a desigualdade social envolvida por diversos fatores, entre eles questões que muitas vezes não foram escolhidas pelas próprias pessoas para ser vivida. Se você pudesse revisar essas questões de desigualdade o que você mudaria para que esse texto tivesse condições iguais para ambas as pessoas?
Se eu revisasse essas questões de desigualdade eu mudaria a forma de como as pessoas veem os negros, colocaria mais segurança nos bairros e nas periferias e forneceria alguns alimentos e dinheiro para as pessoas necessitadas.
ExcluirNo texto, existe uma séria provocação e discussão sobre os policiais, e essa questão está sendo revigorada hoje em dia. Existe também a relação de diferenças entre classes sociais bem aparente. Em sua opinião, como poderíamos mudar essa realidade?
ResponderExcluir(Maria luiza Gayer e Mariana Camargo 1°c)
Podemos tentar distribuir renda melhor entre as classes, dar mais oportunidades para pessoas que necessitam, ajudar pessoas de qualquer forma e etc. Acho que para isso tudo mudar, cada um tem de fazer sua parte, ter consciência de tudo.
ExcluirO texto é narrado dentro do ponto de vista de uma realidade distinta da nossa. Onde a ideia de violência é colocada em discussão por conta da descriminação e da desigualdade presente na sociedade. Ao fim do texto, o autor coloca como frase final "Esquece"; qual o significado dessa palavra levando em consideração o contexto social que a narrativa aborda?
ResponderExcluirLuiza Anand - 1ºB
Larissa Santos - 1ºB
Dupla: Joao Pascale 1A e Vitor Godoy 1A
ResponderExcluirPergunta:
O ladrão possui a mesma condição que as pessoas a sua volta? Caso a resposta for não, por que isso ocorre?
Vitor Bandeira de Mello 1C
ExcluirO ladrão não possui a mesma condição a sua volta, isso ocorre por conta da desigualdade social.
Iza Bella Corrêa e Sophia Theodoro Henriques Cruz 1A
ResponderExcluirPergunta: É possível relacionar o título do texto "Esquece" com a imagem? Se sim, explique essa relação.
Mariana Freire 1°A
ExcluirSim é possível relacionar a imagem com o texto "esquece", a relação seria a falta de oportunidade que as pessoas da classe media tem e as pessoas da periferia por exemplo não tem, ou seja, as pessoas acabam não conseguindo as mesmas coisas por falta de oportunidade para um lado.
guilherme Frugis 1C
ExcluirEm minha opinião podemos, relacionando em como as pessoas de uma certa forma esquecem que existem pessoas iguais a elas morrando em uma situação inferior, então de uma certa forma não dão valor. E também podemos relacionar em como as pessoas esquecem que existe uma desiguldade social giganesca.
Oi Mari Freire, sua resposta ficou muito boa, porém, percebemos que você teve uma má interpretação da pergunta, pois pedimos a relação entre o TÍTULO do texto com a imagem e não a relação entre o texto e a imagem.
ExcluirOi Guilherme Frugis, sua resposta ficou muito boa e completa, você conseguiu apontar todos os pontos que eram precisos, mas pedimos uma revisão ortográfica.
Maria Eduarda Balbino 1°C
ResponderExcluirMaria Luiza de Melo 1°A
Relacionando a imagem com o texto percebemos que o autor está indignado com uma série de fatos que ocorrem ainda, atualmente.
Por que o protagonista está revoltado? Qual tipo de preconceito está envolvido?
O Protagonista esta revoltado por conta do racismo existente na sociedade, na desigualdade e pelo fato que a maioria da sociedade não vê qual é o verdadeiro ladrão.
ExcluirO preconceito pontual é referente sobre o racismo. O preconceito é a opinião pré-estabelecida sobre alguém e o racismo deixa claro que é apenas pelo fato da cor de pele.
Hellena Chaves Alves 1A G1.
Pergunta:
ResponderExcluirNo texto "esquece" de Marcelinho Freire, Os tipos de violência citados são diretos, indiretos ou ambos ? Explique sua resposta.
Pedro Cheong 1c
Vitor Bandeira 1c
Maria Eduarda Balbino 1°C
ExcluirMaria Luiza de Melo 1°A
Resposta:Os tipos de violência citados são diretas e indiretas, pois é muito conhecida e não há apenas um autor identificado, sim vários. No texto, a sociedade sofre violência, mas de certa forma não é identificada.
Marcela Monteiro Soares 1C
ResponderExcluirSarah Letícia 1C
Quais são os fatores em comuns que encontramos no texto e na imagem? Relacione as duas obras com trechos do texto e elementos da fotografia.
Larissa Menezes Rodrigues 1°A G3
ExcluirLarissa Tamie Yamada Vieira 1°C G3
Podemos observar a semelhança da foto com o texto "Esquece" de Marcelino Freire pela desigualdade social, em ambos observamos uma parte do povo vivendo confortavelmente enquanto do outro lado, outros passam por necessidades. No trecho “Violência é o carrão parar no pé da gente e a gente nem ter a oportunidadede ver a cara do palhaço de gravata ".
Marcela Monteiro 1C
ExcluirSarah Letícia 1C
Correção: Em ambas as obras percebemos a diferença de privilégios e oportunidades em diferentes grupos sociais. Na imagem percebemos dois mundos socioeconômicos que se encontram com clara diferença nas moradias, cuidados com o ambiente e a falta de planejamento estrutural sobre as classes mais baixas em relação ao lado mais rico. Já no texto de Marcelino Freire é abordado a violência urbana por meio do ponto de vista de um homem negro possivelmente pobre, que descreve suas dificuldades e seu meio de sobrevivência por meio do crime. Nos seguintes trechos podemos perceber essas questões: "Você vê tem um policial ali perto e outro policial ali perto querendo salvar o patrimônio do bacana apontando para a nossa cabeça um 38 e outro 38 à paisana", "Violência é ele ficar assustado porque a gente é negro..."
O texto oferece a ideia de desigualdade social ou da falta de oportunidade do narrador? Porque?
ResponderExcluirPedro H S Gottardi 1°A/G3
Rafael Hiroshi Yamada Shono 1°A/G2
Dupla:
ResponderExcluirLetícia Guaglioni 1C G3
Ludmila Silva 1C G1
Questão:
O texto de Marcelino Freire,como discutimos em sala de aula,mostra um outro olhar sobre o que é violência,abrangendo também temas como:desigualdade social,preconceito e outros.Porque então,o autor utiliza da expressão "Esquece" como título de seu texto?
O autor utiliza a palavra “esquece” no título de seu texto, pois, muitas vezes ficamos presos na nossa realidade “nosso mundo” que esquecemos das pessoas a nossa volta, da violência mundo a fora e da desigualdade.
ExcluirÓtima interpretação! Você captou o contexto que queríamos passar.
ExcluirSarah Oliveira 1B
ResponderExcluirSophia Saffa 1C
Ao analisarmos o texto podemos perceber que a desigualdade social e o racismo ainda são problemas muito graves em nossa sociedade. Desde quando essa situação de desigualdade social tratado no texto existe e por quê ela continua tão presente na nossa sociedade?
Sofia Rocha 1°B
ResponderExcluirVitoria Lima 1°B
Relacione as charges abaixo com o texto “esquece”, de Marcelino Freire. Em sua resposta, você deve apresentar os termos:
Desigualdade social- privilégios-pobreza.
charges:
1- https://www.google.com/search?q=desigualdade+social&rlz=1C1KMZB_pt-BRBR567BR567&sxsrf=ALeKk01hv2d5E1mH8E-nDSMyzRhhHJlfcg:1590584908875&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwiH1-nDjtTpAhW_HbkGHcktBkwQ_AUoAnoECBQQBA&biw=1440&bih=788#imgrc=StHJrf0VuvrFkM
2- https://www.google.com/search?q=desigualdade+social+imagem+&tbm=isch&ved=2ahUKEwiHrJnGjtTpAhWrBbkGHeUzBKIQ2-cCegQIABAA&oq=desigualdade+social+imagem+&gs_lcp=CgNpbWcQAzIECAAQHjIGCAAQCBAeMgYIABAIEB4yBggAEAgQHjIGCAAQCBAeOgIIADoECAAQQ1D16hZYq_sWYKH_FmgAcAB4AIAB1AGIAasHkgEFMi41LjGYAQCgAQGqAQtnd3Mtd2l6LWltZw&sclient=img&ei=UWbOXse_M6uL5OUP5eeQkAo&bih=788&biw=1440&rlz=1C1KMZB_pt-BRBR567BR567#imgrc=aSlVsDkmt0Wz-M
Nicoly Faichel 1C Laura Quental 1B
ResponderExcluirQuestão: No texto "Esquece" do Marcelino Freire, no trecho "...ligar a televisão e vê aquela mesma discussão ladrão que rouba ladrão..." que se encontra no sexto parágrafo.A quais ladrões que pelo contexto,fica subentendido,que o texto se refere ?
Julia Sandri 1°A/G1
ExcluirMaria Clara H. de Melo Mendonça 1°A/G1
No trecho percebemos que fica subentendido que "ladrão que roupa ladrão” se refere aos policiais corruptos que recebem dinheiro do crime organizado.
Guilherme Frugis Oliveira 1C
ResponderExcluirGabriela Labanca 1A
A desigualdade social é um problema muito frequente na vida dos brasileiros, explique, por que o texto e a imagem de uma certa forma falam sobre a desigualdade social?
Beatriz Ramos 1°B
ExcluirDiego Savarese 1ºC
Resposta: O texto e a imagem visto em aula possuem diversos elementos que retratam a desigualdade social. Na imagem, pode ser observado um condomínio de luxo, localizado em uma região onde, logo ao lado, há várias casas simples que apontam uma situação de precariedade e que provavelmente não têm acesso a recursos básicos. No texto, são relatadas as inúmeras injustiças sofridas por pessoas negras e de baixa classe social, em um contexto diário. Assim, pode-se perceber e concluir, que ambos são uma crítica à desigualdade social, isto é, a má distribuição de renda e falta de recursos para toda a população.
Giovanna Oliveira- 1ºC
ResponderExcluirIngrid Santos- 1ºC
Questão: Por que o autor do texto diz que é uma violência "a gente naquele Sol, e o cara dentro do carro com ar-condicionado"?
GIOVANNA STINGUEL 1°C
Excluirna minha opinião, não uma violência mas sim um ato desmerecendo aquele que mora na comunidade, que não tem uma condição de vida. São desmerecidos, tendo que trabalhar faça chuva ou faça sol, enquanto aqueles que moram em lugares de luxo e tem uma boa condição de vida, estão no ar condicionado do carro, sem preocupações.
Participantes do grupo:
ResponderExcluirGabrielle Che Fernandes (1°A)
Isabella Carvalho Lemos (1°A)
Pergunta que elaboramos, a partir do texto "Esquece" de Marcelino Freire:
A partir da relação que o texto possui com a realidade de muitos brasileiros, por que o escritor "Marcelino Freire" representou essa classe social e as dificuldades que passam, apesar de ele não enfrentar esses obstáculos citados na obra?
Dupla:
ExcluirLetícia Guaglione 1C
Ludmila silva 1C
Acreditamos que Marcelino representou essa classe social em seu texto para apresentar um ponto de vista que muitos não enxergam por não passarem pela mesma situação situação,então a partir desse, brasileiros podem expandir sua visão de como diferentes classes vivem no Brasil e no mundo.A partir desse ele dá voz a aqueles que não são ouvidos.
O escritor Marcelino Freire no texto "Esquece" representa as dificuldades de muitos brasileiros dando vós a eles e demonstrando como a realidade em que muitos não veem é muito difícil e dura, diferente da classe social citada.
ExcluirDupla: Bruna Mello 1°C
Flora Cardoso 1°C
Julia Souza Leal 1°C
ResponderExcluirAo ler o texto "Esquece", podemos perceber que o autor, Marcelino Freire, tenta mostrar a intensidade de cada frase e informação, a partir da ausência de pontuação, e também, no uso repetitivo de uma ceta palavra no inicio de cada parágrafo. Identifique e justifique o uso desses recursos retirando trechos do texto, buscando sustentar a afirmação acima.
Giovanni Pontirolli 1ºB
ResponderExcluirQuestão:Realizando a leitura do texto, pode-se perceber que o autor constrói seu texto em cima da definição da palavra VIOLÊNCIA, contendo vários significados e diversas interpretações. Porque se diz que deve conhecer primeiro o autor para se ter um maior entendimento do texto e de suas interpretações?
Dupla:
ExcluirAna Carolina Bispo 1°A
Giovana Nemeth 1°A
Resposta:
Podemos dizer que é necessário conhecer um pouco mais sobre o autor para ter um maior entendimento do que ele escreve, pois uma das características das obras de Marcelino Freire é retrar realidades diversas de outro ponto de vista, ele faz texto pequenos e de leitura fácil para atingir a maior quantidade de pessoas possível e para conscientiza- las de que existem outras formas de interpretação dependendo da posição em que você se encontra.
Gabriella Martins Gouveia - 1ºC
ResponderExcluirGraziele Rodrigues da Silva - !ºC
Relacionando o texto com a imagem, pode-se dizer que existe um preconceito comum entre os dois? Se sim, explique qual é o principal preconceito presente no texto e na imagem, e justifique.
Guilherme Frugis 1C
ResponderExcluirNa minha opinião seria uma violência piscologica, pois a pessoa no sol quente, olha para seu lado e vê uma pessoa como ele em um carro, e não está passando calor, então a pessoa se sente de uma forma aborrecida.
Gabrielli Dos Santos Sousa 1B Turma A.
ResponderExcluirO Texto mostra a perspetiva de vida,do ponto de vista dos menos favorecidos na sociedade em questão, esses sofrem violência constatimente do sistema, de que forma o sistema agride essas pessoas? Que postura a socidade pode tomar para resolver esses problemas?
Dupla: Ana Luísa Giaquinto 1A/G3, Beatriz Botelho 1A/G3
ResponderExcluirQuestão: Em cada parágrafo, aparece uma mesma palavra, exceto no último. Identifique essa palavra e responda: qual a figura de linguagem relacionada a ela? Qual seu sentido no texto?
Dupla: Sophia Theodoro Henriques Cruz-1°A
ExcluirIza Bella Corrêa Steidle-1°A
Resposta: A palavra que aparece em todos os parágrafos é "violência" e a figura de linguagem relacionada a ela é a Anáfora. Seu sentido no texto é mostrar a violência que a sociedade comete contra o eu lírico, visando expor o preconceito e a desigualdade social.
Ana Luísa Giaquinto Zólio 1A/G3
ExcluirMuito bom! A resposta está correta, parabéns!
Giovana Rocha Loures Perissinotti 1C G3
ResponderExcluirEsther Wiezel Alexandre Reis 1C G3
Questão: No texto "esquece" de Marcelino Freire são abrangidos diversos problemas sociais. Crie um texto indicando quais são esses problemas e explique.
No texto de Marcelino Freire "Esquece", ele aborda o racismo, desigualdade social e a violência, que infelizmente ainda existem. Violência ele dá ênfase, descrevendo as crueldades feitas, pessoas sendo tratadas sem compaixão alguma, é demonstrado a desigualdade quando enquanto há um homem rico olhando seu "Rolex" dourado,e outro trabalhando duro no sol sem ter seu valor reconhecido e o racismo aparece na fala do narrador "Violência é ele ficar assustado porque a gente é negro ".
ExcluirBruna Ramos da Silva 1°A
Gabrielli Dos Santos Sousa 1B Turma A.
ResponderExcluirO Texto mostra a perspetiva de vida,do ponto de vista dos menos favorecidos na sociedade em questão, esses sofrem violência constatimente do sistema. De que forma o sistema agride essas pessoas? Que postura a socidade pode tomar para resolver esses problemas?
Alunas:
ResponderExcluirJulia Sandri 1ºA/G1
Maria Clara H. de Melo Mendonça 1ºA/G1
Questão:
O texto "Esquece" de Marcelino Freire, tras como principal tema violência e desigualdade social. Trancreva um trecho que fique evidente a desigualdade social.
Dupla: Ana Luísa Giaquinto 1A/G3, Beatriz Botelho 1A/G3
ExcluirResposta: O trecho do texto "Esquece" de Marcelino Freire que evidencia o tema como desigualdade social é: "Violência é a gente naquele sol e o cara dentro do ar condicionado uma duas três hora quatro esperando uma melhor oportunidade..."
A resposta está correta, o trecho escolhido mostra bem o que foi pedido.
ExcluirFabricio Seiji Ubukata 1°A/G1
ResponderExcluirBrenno Agostini Rizzo 1°A/G1
Na violência, qual a diferença e semelhanças entre a época atual e no texto de Marcelino Freire?
Dupla:Jenifer Santos Silva 1ºano B grupo 1 e Giovanna Cruz dos Santos 1º ano B grupo 3.
ResponderExcluirPergunta: Na sua opinião, qual a mensagem que o texto tenta transmitir? Quais questões são abordadas na obra?
Na minha opinião, a mensagem que o texto tenta transmitir é a violência urbana nos dias atuais, e as questões abordadas na obra são o racismo e a violência.
ExcluirTiago Bandeira de Mello
Maria Luiza Soares- 1ºB
ResponderExcluirBeatriz Honorato- 1ºB
Gabriela Menoci- 1ºB
A imagem mostra diferentes classes sociais e o texto retrata o racismo. Como a cor de pele pode ser relacionada com a classe social? E como essa relação pode influenciar no convívio dos indivíduos na sociedade?
Gabrielle Fernandes 1°A Grupo 3
ExcluirResposta: De maneira preconceituosa, diversos indivíduos associam determinadas cores de pele com a classe social, portanto ,frequentemente, pessoas realizam julgamentos de acordo com a etnia. Logo, acreditam que se uma pessoa é negra, ela mora na periferia ou não possui uma boa condição financeira. Essa relação influencia no convívio dos indivíduos na sociedade de forma negativa, pois esse julgamento, muitas vezes, resulta no preconceito, violência e racismo.
Bruna Mello 1c g2
ResponderExcluirFlora Cardoso 1c g3
Questão: Quais são as variações linguísticas presentes no texto? De exemplos.
Resposta:
ExcluirEstão contidas no texto:
- A variação linguística social. Pelo fato de que o narrador usa uma linguagem influenciada que provém de seu grupo social. As palavras "carrão" e "pancada" , por exemplo, confirmam esta variedade ao decorrer do texto
- E também a variação estilística. Por utilizar uma comunicação informal (linguagem coloquial) . Como, por exemplo, as repetições presentes, a forma espontânea e despreocupada em que o texto é narrado e por conter algumas gírias.
Ana Laura Schwerdtner Maia 1C
Trio:
ResponderExcluir- Gabrielle Raguza 1AnoA
- Danielle Polonio 1AnoA
- Hellena Chaves 1AnoA
Questão: O tema central imposto pelo autor, é a violência urbana. Como podemos identificar este fato, e até que ponto essa violência interfere na vida cotidiana das pessoas as quais o texto se refere?
JÚLIA BORTOLONI 1°B
ExcluirRESPOSTA:
Podemos identificar o fato da violência urbana quando ele diz: "Violência é a gente receber tapa na cara e na bunda quando socam a gente naquela cela imunda", nesse trecho, aponta que o homem da história apanhava pelos polícias. Essa violência pode interferir deixando as pessoas mais agressivas e levando rancor para onde não é necessário, essa violência discrimina pessoas que muitas das vezes tem um trabalho honesto na rua mas acabam "pagando" pela sua cor de pele e preconceito dos outros.
Dupla:
ResponderExcluir- Giovana Teixeira Nemeth 1°A
- Ana Carolina Bispo 1°A
Questão:
Podemos perceber que o texto "Esquece" de Marcelino Freire aborda um assunto muito importante, ao relacionarmos o texto com a imagem vista na atividade zoom quais são as reflexões que nos proporcionam e quais elementos o autor utilizou para deixar claro a sua intenção?
Sarah Letícia de Oliveira Bispo 1C
ExcluirResposta:Relacionando o texto com a imagem, podemos observar uma característica que as duas obras tem muito em comum, a desigualdade social.No texto ela aparece na linguagem verbal apresentando a violência que temos nos dias de hoje, já na imagem,a linguagem é não verbal e por meio dela conseguimos ver claramente a separação da área mais rica da nossa sociedade com a área mais pobre,separadas por apenas um muro.
Alguns elementos são as figuras de linguagem,como a Anáfora (a repetição intencional da palavra "violência"), outros são os tipos de linguagem,como no texto a linguagem é verbal, já na fotografia a linguagem é não verbal( expressando o mesmo tema de formas diferentes), e por último a falta de pontuação,como por exemplo a ausência de vírgula (chamando muito a atenção do leitor).
Mariana Freire 1°A
ResponderExcluirTiago Bandeira De Mello 1°B
Pergunta: O que a descriminação racial, tem haver com o texto "esquece"???
No texto, percebemos fatores que evidenciam a narrativa de um homem negro, que retrata seu ponto de vista do cotidiano e a violência sofrida por ele no dia a dia. De certa forma, trata-se descriminação racial por falta de oportunidades e privilégios, percebemos isso no seguinte trecho : “Violência é ele ficar assustado porque a gente é negro ou porque a gente chega assim nervoso a ponto de bala cuspindo gritando que ele passe a carteira e passe o relógio enquanto as bocas buzinam desesperadas”.
ExcluirNo texto, percebemos fatores que evidenciam a narrativa de um homem negro, que retrata seu ponto de vista do cotidiano e a violência sofrida por ele no dia a dia. De certa forma, trata-se descriminação racial por falta de oportunidades e privilégios, percebemos isso no seguinte trecho : “Violência é ele ficar assustado porque a gente é negro ou porque a gente chega assim nervoso a ponto de bala cuspindo gritando que ele passe a carteira e passe o relógio enquanto as bocas buzinam desesperadas”.
ExcluirMarcela Monteiro 1C
ExcluirNo texto, percebemos fatores que evidenciam a narrativa de um homem negro, que retrata seu ponto de vista do cotidiano e a violência sofrida por ele no dia a dia. De certa forma, trata-se descriminação racial por falta de oportunidades e privilégios, percebemos isso no seguinte trecho : “Violência é ele ficar assustado porque a gente é negro ou porque a gente chega assim nervoso a ponto de bala cuspindo gritando que ele passe a carteira e passe o relógio enquanto as bocas buzinam desesperadas”
O texto "Esquece" de Marcelino Freire, deixa bem evidente a desigualdade social e racismo. Cite algum exemplo desses dois temas , que estão no texto.
ResponderExcluirBruna Ramos da Silva 1°A
Ana Clara Sebastião 1°A
Maria Eduarda Ferreira Rodrigues 1ºB
ExcluirDesigualdade social, exemplo: "Violência é o carrão parar em cima do pé da gente e fechar a janela de vidro fumê e a gente nem ter chance de ver a cara do palhaço de gravata para não perder a hora ele olha o tempo perdido no rolex dourado."
Racismo, exemplo: "Violência é ele ficar assustado porque a gente é negro..."
Dupla: Heitor Sposito Aranha 1ºA/G2 e Guilherme Pulgrossi Mansi 1ºA/G3
ResponderExcluirQuestão: O texto "Esquece" produzido por Marcelino Freire abrange o tema da desigualdade social. Explique por que ele utiliza o termo violência em cada paragrafo e o por que o texto não possui uma acentuação correspondente?
Karen Tanaka 1ºB e Jamyle Ribeiro 1ºB
ExcluirO termo "violência" é utilizado várias vezes em cada parágrafo, afim de enfatizar a ideia central do texto. A acentuação não é correspondente pois se trata de um texto informal, o qual possui um ritmo sucessivo e agressivo.
Karen Carvalho Tanaka 1ºB e Jamyle Ribeiro Costa 1ºB
ResponderExcluirQ: O texto "Esquece" de Marcelino Freire é uma crônica. Aponte características e explique qual a finalidade do gênero contextual.
Rafaela Melissa 1ºA
ExcluirA crônica tem a característica de ser um texto geralmente mais curto e muitas vezes com linguagem coloquial. A finalidade da crônica é abordar o cotidiano de uma pessoa ou sociedade relatando o funcionamento seu dia a dia.
Dupla: Júlia Bortoloni 1°B; Giovanna Stinguel 1°C
ResponderExcluirQUESTÃO:
No trecho:"Violência é a gente receber tapa na cara e na bunda quando socam a gente cela imunda..." do texto Marcelino Freire apresenta uma figura de linguagem. Explicite qual é a figura utilizada e explique porque ela foi utilizada para esse contexto de "desigualdade social".
Deborah Benitti 1°B e Ketlen Victorya 1°B
ResponderExcluirPode haver uma dupla interpretação da palavra "Esquece"? Cite quais são elas.
Larissa Menezes Rodrigues 1a Grupo3
ResponderExcluirLarissa Tamie Yamada Vieira 1C G3
Pergunta: O texto demonstra vários significados para a palavra "violência",chegando a uma definição para essa.Qual seria esse significado que o autor está querendo impor para esse termo?
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirSuzana Celestino de Arruda 1°B/G2
ResponderExcluirMaria Eduarda Ferreira Rodrigues 1ºB/G2
Pergunta: Qual é a linguagem presente no texto?E por que o autor usa esse tipo de linguagem?
Larissa Bittencourt Abade 1°B
ResponderExcluir"Violência é o cara ficar assustado porque a gente é negro ou porque a gente chega assim nervoso a ponto de bala (...)"
Sabendo que o texto é escrito, a partir da visão do assaltante, podemos dizer que: a violência social é a causa da violência física, ou a violência física e a causa da violência social? Explique.
Raquel Brito 1C
ExcluirAmbos, porque a violência social, o descaso com as pessoas que não possuem tantas condições para si manter acaba gerando a violência física como, roubo trafico para manter a família. Porém a violência física também gera violência social porque acaba criando uma generalização.
Giulia C. Souza e Deivid Cabral 1ºB Grupo:1
ExcluirNossa resposta:
A violência, é quando sofremos com alguma coisa, essa agressão pode ser física, verbal e também pode ser a forma como olhamos para alguém. Quando estamos na rua, cometemos e presenciamos estes absurdos, mas não percebemos, por conta que aprendemos a fechar os nossos olhos, para os fatos que acontecem ao nosso redor. A partir do momento que olhamos para uma pessoa diferente, por causa da vestimenta, cor da pele, agredimos ela, mas não nos “importamos”, porquê se tornou “normal” para nós, com isso gerando a ignorância que nos mantém na condição de uma sociedade com desigualdade. Violência física está em atos, comportamentos em que encontramos no nosso cotidiano, infelizmente. E no texto “Esquece”, Marcelino Freire expõe essas três violências, em sua obra. Contudo, a violência social gera a violência física.
Larissa Bittencourt Abade 1°B
ExcluirElaborei essa resposta a minha pergunta: Ambos podem ser a causa e a consequência. A violência social, desigualdade, repressão, preconceito, etc..; podem ser fatores determinantes para acorrer a violência física, como assaltos, pequenos furtos e delitos. Mas do mesmo modo, a violência física pode ser um fator determinante para a violência social, pois esses crimes podem causar uma repressão por certas pessoas e generalização de determinadas partes sociais.
Sua resposta Raquel, bate com a idéia proposta pela pergunta. Explica os motivos, por que uma violência pode ser a "causa", ou fator determinantes para a outra. Está correta.
Beatriz de Andrade Ramos - 1°B e Diego Savarese - 1°C
ResponderExcluirPergunta relacionando o texto e a imagem observados em aula:
O texto " Esquece" de Marcelino Freire, assim como a imagem trabalhada em aula, descrevem um cenário cotidiano visto do panorama de uma camada social inferior, colocada nessa posição devido a diversos elementos inferidos dentro das obras. Como o autor destaca essa questão e quais elementos a formam?
Grupo: Deivid Cabral 1ºB e Giulia de Souza 1ºB
ResponderExcluirApós observar a imagem e o texto "Esquece" de Marcelino Freire, está claro que ambos retratam desigualdade social. Podemos mudar esse realidade? Se sim, cite duas possibilidades de como podemos mudar a situação.
Lays Martiniano 1°C
ExcluirResposta:
Sim. Para mudarmos a situação de desigualdade social, seria necessário um empenho maior da sociedade (governantes) investindo em educação,empregos, moradia e saneamento básico nos locais mais pobres como retratado na imagem.
Mariana Freire 1°A/G2
ResponderExcluirPetris Grance 1°A/G2
Pergunta: O por que dessa violência toda, e o que causa a diferença de classe social?
João Pascale 1ano A
ExcluirVitor Godoy 1Ano A
Ralph 1ano A
A violência em muitos dos casos não é o objetivo dos ladrões, a violência acaba por ser uma consequência da ação dos ladrões para conseguirem o que querem. Um dos motivos que causam essa desigualdade social é a falta de oportunidade que o estado proporciona para umas pessoas e para outras não.
Isabella de Souza Uceda 1°C
ExcluirEssa violência toda, juntamente com a causa da diferença de classe social, ocorre por conta da discriminação social, pelo preconceito que as pessoas com uma classe social superior tem pela cor da pele das outras, pela sua capacidade de estudo, pelo seu tipo de trabalho, entre outros diversos tipos de preconceitos que causam essa diferença de classe social.
Gabriel Felix - 1°C
ResponderExcluirGuilherme Pavan - 1°A
O texto de Marcelino freire faz referência a um tipo de violência, relacionada a desigualdade do Brasil. A qual violência ele está se referindo? E quem sofre com ela?
Dupla:
ResponderExcluirGIOVANNA DOS SANTOS FONSECA NOVAES 1C
ISABELLA ROSA NOBRE 1C
PERGUNTA:No texto "Esquece" do autor Marcelino de Freire, observamos desigualdade social e uma violência contra a classe baixa. Por que o ladrão precisa roubar?Retire do texto um trecho que comprove a violência vivida pelo ladrão?
rafaela melissa 1a e raquel brito 1c
ResponderExcluirQual a ligação que a entre a sociedade de machistas, e a violência doméstica?
Ana Laura Schwerdtner Maia 1C
ResponderExcluirIsabella de Souza Uceda 1C
A imagem e o texto trazem como tema a desigualdade social, onde mostram a realidade de uma classe estabilizada e outra precária. Tendo isso como base, qual seria a real diferença entre essas duas realidades? Uma vez que ambas das pessoas que as compõe desejam conforto, respeito aos trabalhos que levam e realização
Dupla:
ResponderExcluirMurilo Barbosa 1°A
Lays Martiniano 1°C
Pergunta:
O texto retrata uma passagem onde o narrador e também personagem, cita o preconceito vivido pelas pessoas. Com base nas informações do texto, como você imagina a vida das pessoas que moram na parte mais pobre lidando com esse preconceito?
Grupo: Nicolas Ernesto 1°B
ResponderExcluirNo texto, podemos identificar diversos personagens da que fazem parte da sociedade e, mesmo sendo todos iguais, são vítimas de desrespeito, maltrato e até violência. Agora identifique 4 desses personagens e comente sobre cada um passa e explique a causa.
A palavra "violência" é repetida constantemente no inicio de cada parágrafo, com exceção do último, a fim de enfatizar a ideia central do texto. A figura de linguagem utilizada pelo autor é a anáfora, a qual consiste na repetição de uma ou mais palavras no início de duas ou mais frases sucessivas, para enfatizar o termo repetido.
ResponderExcluir